Recent Posts

Archive

Tags

ARCELOR: andamento dos processos

- Processo 899 - 2006 Insalubridade e Periculosidade


O Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora se reuniu com o Jurídico e o setor de Recursos Humanos da ArcelorMittal, no dia 21 de setembro, para tratar do processo 899.

Como todos sabem, após o aval dos trabalhadores e trabalhadoras, fechamos um acordo com a empresa para o pagamento deste processo. Os pagamentos já estão em fase final e foi um ganho enorme para a categoria. Demos um recado importante a todas as empresas, dizendo que iremos atrás dos nossos direitos sempre.


Porém, ainda existem algumas divergências a respeito do trabalho com insalubridade e periculosidade na Arcelor. A perícia deste processo foi até o ano de 2007, e a empresa informou que passou a pagar o adicional em março de 2019. A nossa preocupação é referente a este período de 2007 a 2019. Alguns receberam o passivo deste período, outros não. A Arcelor se responsabilizou por fazer este levantamento mas nós também precisamos conferir os dados e informações.


Por isso, É URGENTE QUE – ENTRE O DIA 5 DE OUTUBRO E 16 DE OUTUBRO – TODOS OS TRABALHADORES QUE EXERCERAM FUNÇÕES EM SETORES CONSIDERADOS INSALUBRES E COM RISCO DE VIDA PROCUREM O STIM. Pedimos que tragam documentos necessários para averiguação da informação: contracheques e carteira de trabalho.


A nossa ideia é, antes de tudo, procurar um acordo com a empresa para que todos e todas recebam o que lhes é de direito. Porém, caso a Arcelor não resolva no diálogo, acionaremos novamente a Justiça, abrindo um novo processo.

- Processo Minutos que Antecedem e Sucedem

Durante a pandemia, o processo teve alguns atrasos. O caminho para que o Sindicato fosse informado sobre o alvará era direto e, assim, os dados chegavam com mais rapidez. Agora ele é enviado para a Caixa Econômica e é este banco que notifica o STIM sobre isso. Portanto, esse trâmite acabou gerando uma lentidão nessa fase do processo. Mas assim que tivermos o alvará iremos avisar todos os trabalhadores e trabalhadoras.

- Adicional Noturno

O perito judicial está finalizando a fase de cálculos e vai entregar os valores à Justiça. Porém, o Sindicato já tem esses cálculos. Os trabalhadores e trabalhadoras precisam nos procurar para que a gente informa se o seu nome consta na lista e o valor que terá direito.




Follow

Contato

(32) 3321-1859

Endereço

R. Mal. Floriano Peixoto, 72 - Centro, Juiz de Fora - MG, 36015-440, Brazil

©2018 by Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região. Proudly created with Wix.com