top of page

Mercedes-Benz confirma o fim das Sprinters e da produção de caminhões em Juiz de Fora

Diretores do STIM se reuniram com o diretor de operações da Mercedes-Benz da América Latina, Carlos Santiago, e o vice-presidente de recursos humanos da Mercedes, Fernando Garcia, um dia depois da audiência pública sobre o futuro da empresa em Juiz de Fora. E foi confirmado que a produção da Sprinter sairá da planta daqui será levada para o Espirito Santo já no mês de maio. A produção de caminhões será finalizada em junho de 2020.

O Sindicato está buscando alternativas para que NENHUM(A) trabalhador(a) perca seu emprego. Apresentaremos à empresa soluções e já começamos uma série de negociações para garantir o futuro da fábrica e a manutenção de todos os empregos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na última segunda-feira, 15, o Sindicato dos Metalúrgicos esteve presente em audiência pública na Câmara Municipal para tratar sobre o futuro da Mercedes-Benz na cidade. A audiência foi realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais a pedido do Deputado Estadual Betão (PT).

João César, Presidente do STIM, falou um pouco sobre a história da empresa em Minas e recordou que por mui

tas vezes o Sindicato teve que discutir os rumos da montadora alemã. Pediu a garantia do emprego de todos e todas e exigiu que sejam empregos de qualidade.

A Presidente do Conselho Municipal de Juventude e assessora sindical do STIM, Laiz Perrut, também ressaltou a importância da manutenção dos empregos. Lembrou a quantidade de jovens e mulheres que trabalham na empresa e a importância deles terem garantias de que não serão demitidos algum tempo depois de conquistarem sua contratação.

A fala do representante da Mercedes-Benz, Luiz Carlos, decepcionou a todos e todas que esperavam respostas e soluções. Nenhum caminho foi mostrado e Luiz Carlos não deu qualquer garantia aos trabalhadores. Pelo contrário, confirmou que a produção da Sprinter não acontecerá mais em Juiz de Fora. A fala foi desanimadora. Assim como o subsecretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Governo de Minas Gerais, Ricardo Miranda, que chegou na audiência sem informações e disse que estava ali para ouvir e tomar conhecimento. O representante do Governo Zema mostrou que não faz ideia do problema que estamos enfrentando. Ele não se posicionou ao menos para dar apoio aos trabalhadores e nada falou sobre a importância de mantermos TODOS os empregos. O Sindicato já não esperava muito mesmo de um governo de empresários. Mas continuaremos pressionando para um posicionamento e ações por parte do governador.

O diretor do STIM e funcionário da Mercedes-Benz, Toninho, pediu a palavra e se dirigiu aos seus colegas de trabalho. Ele enfatizou a necessidade de união da categoria, além de se mostrar indignado com as autoridades que não se movimentam para resolver o problema.

O Sindicato dos Metalúrgicos não pode deixar de parabenizar todos os trabalhadores e trabalhadoras da Mercedes que se recusaram a trabalhar e lotaram a Câmara Municipal neste dia 15 de abril. É assim que mudamos o nosso futuro. Lutando por ele. Juntos somos mais fortes!

bottom of page